terça-feira, 16 de abril de 2013

Resenha: Mau Começo

Desventuras em Série 1# - Mau Começo - Lemony Snicket
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 152

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Por incrível que pareça li esse livro indo para a faculdade, no ônibus. Gastei no máximo duas horas, e não me arrependo em nada de ter ficado acordado lendo ao invés de dormir, como muitos fazem isso no ônibus.


Esse livro foi tão bom que nem sei por onde começar (acho que tenho que começar pelo começo né?).

O livro narra a história de três irmãos que tiveram suas vidas viradas de cabeça pra baixo, desde que seus pais morreram em um incêndio que aconteceu na casa onde eles moravam. Desde esse momento a vida deles vira um inferno, pois conhecem o Conde Olaf, um verdadeiro vilão que faz de tudo para se apossar da riqueza dos Baudelaire.

Mesmo o livro sendo bem pequeno, adorei ele, pois no começo de cada capítulo traz uma ilustração que tem a ver com o que irá acontecer nele. A narrativa é muito rápida, rápida mesmo, pois você nem se dá conta que o livro já está no final.

Lemony é um ótimo escritor, que consegue narrar aqueles fatos como se realmente tivessem acontecido, sem deixar escapar nenhum detalhe, e sempre fazendo com que os irmãos entrem em uma enrascada maior ainda da que estavam antes.

O que eu achei o ponto máximo do livro, foi como ele consegue unir tantos pontos diferentes em uma só obra. Ele reúne um humor meio sórdido, um pouco de suspense,também um pouco de genialidade (Violet e Klaus, é claro!), e com certeza a aventura, a ação, tudo isso envolto em uma história envolvente, que te prende do começo ao fim!

Várias vezes fiquei com raiva do autor, por sempre meter os irmãos em maus lençois, mas sei que isso era o ponto principal do livro, pois a série não se chamaria Desventuras em Série, se não ocorresse muitas desventuras, é claro!

Não posso dizer que foi o melhor livro que li, mas posso dizer que foi um dos melhores. Realmente é uma obra que recomendo tanto para adultos como para crianças.

Leiam Mau Começo, vocês não tem nada a perder.

Minha nota: 4,7/5

2 comentários:

  1. Oi, quando eu ia para a faculdade, também tinha a mania de ler no ônibus. Somente dormia quando estava muuuito cansada. Mas durante o trajeto eu consegui ler muuuitos livros . hehehe
    Ainda não li o livro que vc comenta na postagem. Pelo seu entusiasmo, parece um livro que merece ser lido. Gosto quando o autor provoca sensaçãoes fortes no leitor.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu pude ler o livro mas não achei tão interessante assim, até porque já conhecia a história. Mas não dá para não ter raiva do Olaf, um dos piores vilões da literatura D:

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir